terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como melhorar o transporte coletivo de Curitiba, considerado modelo no resto do país?

De: fomus@googlegroups.com [mailto:fomus@googlegroups.com] Em nome de Roberto Ghidini Jr
Enviada em: terça-feira, 11 de janeiro de 2011 07:45
Para: fomus@googlegroups.com
Assunto: RE: Matéria Gazeta do Povo

Gabriel
Me achei...

Aí vai:
 
Como melhorar o transporte coletivo de Curitiba, considerado modelo
no resto do país?

Gabriel, uma coisa é o modelo do transporte público de Curitiba o BRT, criado em 1974 e que evolui até 1992, com a entrada em funcionamento da Linha Boqueirão com os primeiros bi-articulados, e posteriormente ainda – ressalvas – ao inovador sistema do ligeirinho, estamos vivendo apenas uma estagnação,
E um inchaço na mobilidade motorizada em veículos próprios e geralmente mono-ocupado.

Institucionalmente, o modelo de gestão, segue sendo os da constituição de 1988 e a URBS então – responsabilidade municipal e operação por empresas privadas e controladas pela municipalidade. Desde 1996 através de um convênio com a COMEC, passou a gestionar a RIT (Rede Integrada de Transportes) de característica metropolitana atendendo vários municípios.

A URBS por sua vez, recentemente fez a licitação do transporte público transferindo aos 3 consórcios constituídos das 26 empresas já operadoras do sistema, a concessão do transporte público, que até então o regime era de “permissão”. Isso na prática significa que lavaram as mãos e aumentaram o poder de decisão do setor privado.



Ainda dá para dizer que o sistema é bom, mesmo com tanto acidente e problemas recorrentes, como a superlotação?


A questão da acidentalidade, da superlotação e de um total de 11 itens foram objeto de um longo processo de tentativas e gestões feitas ao longo do ano de 2009, desde a audiência pública (Às 19 dezenove horas do dia vinte e sete de abril de 2009, na Praça do Iguaçu, localizada no MEMORIAL DE CURITIBA, situado na Rua Claudino dos Santos – Setor Histórico) até a consecução da adjudicação aos consórcios vencedores pelo certame licitatório realizado pela URBS.

Este documento, encaminhado, não foi acatado e tentamos a impugnação do edital pelos mesmos motivos elencados. Nova negativa. O Ministério Publico foi acionado, mas por ora nada.

Veja em anexo a integra do documento e em particular os itens 8 e 9 que tratam da superlotação e da velocidade.


Quais são as principais deficiências?

Creio que a saturação do sistema de transporte coletivo de Curitiba, tem sua conseqüência por 3 causas principais.

1)     A falta de investimentos públicos e privados em melhorar a eficiência do transporte público;
2)     O modelo concentrador criado onde o transporte público é somente mais um negócio, deixando de ser um interesse coletivo;
3)     O direcionamento de políticas favoráveis ao “carrismo” em todos os níveis Federal (aumento de arrecadação, vendas, etc...) estadual, ICMS, licenciamentos, etc... e a municipalidade com o consumo e com seus impostos. Além é claro do urbanismo: binários, vias rápidas e ainda multas!


O que a cidade deixou de fazer para que o sistema não evoluísse?

A evolução é fruto do aprimoramento constante. A partir do inicio dos 90, deixamos de aprimorar.

Os mecanismos populares, como o Conselho Municipal de Trânsito, tornaram-se do tipo “chapa branca” (pró formes) e mesmo a câmara municipal, não atua como deveria nesta questão e quando há algum “foco” terrorista...kkk...é debelado à base de pauladas.

Creio que deveria o IPPUC agir com mais seriedade nesta questão. Não conhecem e dizem que não há porque conhecer nem realizar pesquisas de origem e destino no sistema...como é que fazem?...Atuam induzindo demandas e criando o spawll (a difusão urbana) e como dizia Emilio de Menezes, (parafraseando ao que disse Rafael Greca no Seminário Internacional de Gestão Metropolitana – Curitiba 2008) Curitiba cresce... Os pobres e os sapos são empurrados para cada vez mais longe (1909).

 


From: ghidini.jr@hotmail.com
To: fomus@googlegroups.com
Subject: RE: Matéria Gazeta do Povo
Date: Mon, 10 Jan 2011 20:05:19 +0000

Respondo sim...
Quais sao as perguntas???

abrax,

rg

> Date: Mon, 10 Jan 2011 17:00:52 -0300
> From: gazevedo@gazetadopovo.com.br
> To: fomus@googlegroups.com
> Subject: RE: Matéria Gazeta do Povo
>
> Grande Ghidini, quanto mais informação e opinião, melhor. Se puder
> responder as
> perguntas.
>
> Abraço,
>
> Gabriel.
>
> >
> > Pois é Gabriel,
> >
> > O Cascaes falou tudo.
> > Falou na necessidade de complementar com um outro modal de maior
> > capacidade, da rede de mobilidade peatonal (calçadas) e o paradigma
> > de ser o morador o responsável pelas mesmas e nao o município e falou
> > do que foi a URBS em épocas passadas e que hoje vemos com outro
> > direcionamento.
> >
> > Estou escrevendo uma tese doutoral, chamada: "A dinâmica territorial
> > em torno ao transporte público e suas interrelaçoes - esti¡udos de
> > caso do metro de Madri e da RIT em Curitiba" e em meu master, escrevi
> > a tese que deu origem ao seguinte artigo apresentado em simpósio e
> > publicado em rev¡stas e aniais do simpoósio:
> >
> > · 2009 - GHIDINI R Jr. "APRENDIENDO UNA LECCIÓN DE CURITIBA - EFECTOS
> > PERVERSOS DE UNA POLÍTICA ORIENTADA AL TRANSPORTE PÚBLICO Y AL MEDIO
> > AMBIENTE". Ciudades para un Futuro más Sostenible, boletin CF+S 42,
> > 2010. http://habitat.aq.upm.es/boletin/n42/ab-rghi.html .
> >
> > . 2009 - GHIDINI R Jr. "APRENDIENDO UNA LECCIÓN DE CURITIBA - EFECTOS
> > PERVERSOS DE UNA POLÍTICA ORIENTADA AL TRANSPORTE PÚBLICO Y AL MEDIO
> > AMBIENTE" - Cuadernos de Investigación Urbanística - do
> > DUyOT-ETSAM-UPM na edición nº 67 (nov-dic-2009)
> > http://www.aq.upm.es/Departamentos/Urbanismo/publicaciones/ciur67_15.html
> >
> > Este artigo, mostra os caminhos tortuosos e a má conduçao das
> > políticas publicas em matéria de transporte e meio ambiente. Sugiro a
> > leitura.
> >
> > abrazos,
> >
> > rg
> >
> >
> >> Date: Mon, 10 Jan 2011 16:13:26 -0300
> >> From: gazevedo@gazetadopovo.com.br
> >> To: fomus@googlegroups.com
> >> Subject: Matéria Gazeta do Povo
> >>
> >> Olá Cascaes, tudo bem?
> >> Obrigado pelas respostas sempre enriquecedoras
> >> Por um acaso você teria algumas fontes para nos indicar para falar sobre o
> >> transporte de Curitiba?
> >>
> >> Abraço,
> >> Gabriel Azevedo
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